Dicas

O que Levar na Mala da Maternidade: Guia Completo para Mamães de Primeira Viagem

Publicado em 16.03.2024 |
Visualizações
6 visualizações

O que Levar na Mala da Maternidade: Guia Completo para Mamães de Primeira Viagem

Entrar na reta final da gestação traz consigo uma série de preparativos, e um dos mais importantes é organizar a mala da maternidade. Para ajudar as mamães de primeira viagem nesse momento crucial, preparamos um guia detalhado com tudo o que você precisa saber sobre o que levar para a maternidade, tanto para você quanto para o seu bebê. Vamos mergulhar nesse universo de preparativos!

MALA DO BEBÊ

Aqui está uma lista essencial para garantir que seu bebê tenha tudo o que precisa durante a estadia na maternidade, desde roupas confortáveis até itens de higiene e segurança. Esteja preparada para qualquer situação e proporcione ao seu pequeno(a) todo o conforto necessário desde o primeiro momento.

 

5 a 7 bodies manga comprida
5 a 7 calças/mijões/culote (ideal que a maioria tenha pés, pois as meias caem muito)
5 a 7 macacões (ideal ao menos alguns com pés. Se o bebê nascer no inverno, leve tecidos mais quentes)
1 touca (muitas maternidades fornecem) Casaquinho quentinho (em regiões mais frias, se nascer no outono/inverno)
1 a 2 mantinhas macias (recomendo levar sempre por conta do ar-condicionado) 1 cobertor (se estiver frio).
Obs.: usar APENAS durante o dia e supervisionando necessariamente o bebê
Escova de cabelo de bebê
4 a 6 paninhos/fraldinhas de boca (sempre tecidos bem macios)
2 a 4 fraldas de pano (aquelas maiores)
1 a 2 toalhas fraldas (algumas maternidades fornecem, mas leve ao menos uma bem macia)
1 Pacote de fraldas descartáveis
Bebê conforto ou cadeirinha que comporte RN (é obrigatório para sair da maternidade e ir para sua casa)
1 sacola/bolsinha para por roupas sujas
Itens de higiene do bebê se a maternidade não fornecer ou se você desejar usar os que possui. Em suma: cotonetes, algodão, misturinha de óleo de coco fracionado + água (colocar em um borrifador pequeno).
Talco não é recomendado; caso queira, use maisena (colocar em uma embalagem de talco vazia e bem higienizada).
Pomada de assaduras não é necessário, mas se quiser indico a da Weleda (não usar sempre).
Sabonete líquido neutro ideal para RN (opcional, pode dar banho só com água). Ademais, o banho na maternidade não é obrigatório - e nem necessário. Na verdade, o banho tardio é o mais recomendado, para preservar o vérnix.
Pasta para pôr os documentos do bebê após a alta
MALA DO BEBÊ DICA EXTRA (especialmente para quem planeja ter parto normal):

Deixe preparada apenas uma mochila/bolsa/mala (como preferir) com os itens imprescindíveis para as primeiras horas no hospital, possibilitando fazer os trâmites iniciais mais tranquilamente. Nesse caso, pode deixar o restante das coisas no carro, para o acompanhante pegar depois. Por que recomendo isso?

Quando você chegar no hospital, em trabalho de parto, o que você menos vai querer é estar com um monte de mala em volta atrapalhando. Tem que fazer toda a parte burocrática de internação hospitalar ainda, você só quer concluir tudo o mais rápido possível para se concentrar no parto. Além disso, pode não ter quarto liberado no dia após o parto, tendo que aguardar um tempo em algum quarto provisório (normalmente sem muito espaço).

Quando deve estar pronta a malinha do bebê? Com 32 semanas de gestação é interessante estar pronta, no mais tardar, 34 semanas. Obs.: caso esteja em repouso, com risco de parto prematuro e no caso de gêmeos/múltiplos: pode deixar pronta um pouco antes.

 MALA DA MAMÃE

Não se esqueça de cuidar de si mesma durante esse momento especial. Com nossa lista de itens essenciais para a mala da mamãe, você estará preparada para enfrentar os desafios do pós-parto com conforto e tranquilidade. Priorize sua saúde e bem-estar enquanto se prepara para receber seu bebê.

 

2 a 4 sutiãs de amamentação ou tops que abaixem facilmente para amamentar
2 a 3 camisolas/pijamas fáceis de amamentar (se preferir ficar só de camisola/pijama o dia inteiro, levar até 5)
4 a 6 Calcinhas confortáveis de cós alto/de sustentação
Legging, blusa ou outra roupa confortável.
Leve ao menos uma troca de roupa para sair do hospital e mais duas trocas de roupas práticas de amamentar se não quiser ficar o dia de pijama/camisola.
1 pacote de calcinha absorvente
1 pacote de absorvente noturno
Tênis ou outro calçado confortável para sair do hospital (pode ir usando para ter uma coisa a menos para levar)
Itens de higiene pessoal: xampu/condicionador, sabonete, porta sabonete, hidratante, escova de dente, pasta, etc.
Necessaire para itens de higiene
Escova e prendedores de cabelo
Jaquetinha/blusa (mesmo se estiver calor, pois às vezes o ar condicionado do hospital é muito frio)
Casaco extra e meias (se estiver muito frio onde você mora)
Rosquinha de amamentação: ao menos 2. Pode comprar pronta ou fazer com meia, ou com as fraldinhas (paninhos de boca do bebê) enroladas.
Celular e carregador
1 sacola/bolsinha para por roupas sujas
Documentos de identificação, dinheiro, cartão, carteira do plano de saúde, certidão de casamento (se for o caso), carteira da gestante/pré-natal, pasta para pôr os documentos
Últimos exames realizados na gestação
Plano de parto (se for utilizar) e PCR (se for exigido) impressos
Guia de internação se o médico fornecer

DICAS EXTRAS

A mala em si não precisa ser específica de bebê e muito menos aqueles kits de mala maternidade. Você optar por comprá-los, mas saiba que não há necessidade. Recomendo usar uma mala de rodinha (dessas que se usa em viagem como mala de mão), pois é mais fácil de transportar, principalmente no final da gestação e no pós-parto.

Pode usar alguma mala que você já tenha, se estiver em boas condições. Você pode optar por outro tipo de bolsa, mas prefira os modelos que sejam práticos e fáceis de carregar e transportar. Mochilas são ótimas para carregar itens que não couberem nas malas. Lembre-se de higienizar as bolsas por dentro antes de colocar as coisas do bebê. gêmeos/múltiplos: pode deixar pronta um pouco antes.

Quando deve estar pronta a mala da maternidade?
Aqui, em regra, vale tanto para a mala do mamãe quanto para a malinha do bebê: com 32 semanas de gestação é interessante estar pronta, no mais tardar, 34 semanas. Contudo, há algumas particularidades que falarei a seguir.

Quanto aos casos de repouso, com risco de parto prematuro e no caso de gêmeos/múltiplos: deve deixar pronta antes. O ideal é que assim que souber do risco de parto prematuro, deixe ao menos uma mochila pronta com itens para um dia, pois pode haver necessidade de internação antes do parto. Converse com seu médico a respeito.

Chegamos ao fim deste guia completo para montar a mala da maternidade. Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis e que você se sinta mais preparada para esse momento tão especial. Desejamos a todas as mamães uma gestação tranquila, um parto seguro e muita felicidade ao receber o seu bebê nos braços! 💕

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.

cupom 16